Provocar reflexões sobre a participação da Maçonaria no contexto de transformação social e política, dentro dos parâmetros de uma instituição conservadora e progressista. Como ser mais ativo, solidário e filantrópico para o fortalecimento da Ordem. Este é um dos objetivos do Seminário Maçônico da Loja Estrela de Davi, que acontecerá nos dias 25 e 26 de maio em Aracaju.
Organizador do seminário, o venerável mestre da Loja Estrela de Davi, Jailton Pereira, disse que, “diante do momento de fragilidade que o Brasil atravessa, é necessário garantir a busca e manutenção do fortalecimento da sociedade através dos propósito maçônicos. É importante não cruzarmos os braços protagonizando ações críveis”.
A abertura do seminário caberá ao palestrante e consultor, Antônio Neto, falar sobre “A Maçonaria e sua contribuição para com a transformação social e política”. Antônio Neto tem 28 anos de experiência, fazendo palestras no Brasil e exterior, inclusive em vários eventos na Maçonaria, instituição da qual é membro efetivo.
No dia 26 de maio, às 9h30, na Grande Loja Maçônica, na rua Oscar Valois Galvão, no Conjunto Leite, o ex-grão mestre do Estado da Bahia, Humberto Cedraz, discorrerá sobre “Maçonaria e suas perspectivas diante do cenário social e políticos brasileiro. Humberto reside na cidade de Feira de Santana (BA), é empresário e ex-deputado estadual. Em seguida, Antônio Neto volta a falar, desta vez, sobre “A importância da mulher na família, na maçonaria e na sociedade”.
“O seminário não tem cunho político partidário, mas sim trataá da política no sentido amplo. Política enquanto arte de negociar, de participar de ações e diretrizes de transformação social, cultural e de educação. De propor reflexão sobre a política da fraternidade, solidariedade, e de fortalecimento de uma maçonaria progressista”, assegurou Jailton Pereira.