Presidente da Fies, Eduardo Prado, diz que o preço do gás foi um dos motivos para o fechamento da Escurial Foto: Ascom/Fies

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), Eduardo Prado de Oliveira, considerou “salutar” o Projeto de Decreto do Senado (PDS) que  susta artigo da resolução nº 43/2009 da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que proíbe a venda direta do etanol hidratado.  Hoje, o produto é comercializado nas bombas de combustível para automóveis, da usina para os postos. A proposta marca o começo do fim dos atravessadores.

De acordo com Eduardo Prado, “a sustação da resolução é muito salutar para a concorrência dos combustíveis, além de eliminar um obstáculo desnecessário para as usinas sucroalcooleiras, bandeira esta defendida pelos representantes do segmento econômico”.

Em Sergipe, dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) apontam que a produção de etanol hidratado chegou a mais de 46 milhões de litros na safra 2017/2018, registrando alta de 6,3% em relação à safra 2016/2017.

A proposta aprovada pretende aumentar a concorrência no mercado de combustíveis e diminuir o preço final para o consumidor. O projeto de resolução segue agora para votação na Câmara dos Deputados.