Colunista esportivo Charles Hardman

No sábado, 25, acontecerá no ginásio de esportes do Colégio Dinâmico a II etapa do Circuito Sergipano de Judô. O evento, que será promovido pela Federação Sergipana de Judô (FSJ), será das 9 às 18:00h. Cerca de 180 atletas atuarão nos tatames, entre eles crianças a partir dos nove anos.

[box type=”success” align=”aligncenter” class=”” width=””]

“Esta competição já acontece há aproximadamente 12 anos e normalmente é dividida em três etapas, sendo uma no primeiro semestre e as outras duas no segundo. Além disso, é o campeonato que mais reúne atletas do estado e serve também de interação entre eles”, disse o secretário geral da FSJ, Kelvin Carmo.

Agora, nessa fase, 11 clubes da capital e apenas um do interior irão participar em todas as categorias oficiais da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

[/box]

De forma individual, os judocas que conseguirem ficar entre as três primeiras colocações subirão ao pódio e serão premiados com as medalhas de ouro, prata e bronze. Esses atletas, ainda, acumularão pontos de bonificação no ranking estadual que servirão mais tarde para a ascensão aos melhores do ano.

Já no somatório de pontos, a equipe que conquistar mais medalhas de ouro no geral será agraciada com o título de campeã dessa etapa. Até o momento, as equipes Judô e Movimento, Durval Américo e Amigos do Judô contabilizam o maior número de títulos.

De acordo, com Kelvin Carmo alguns atletas medalhistas da equipe Judô e Movimento, que já se consagraram internacionalmente, irão competir nessa II etapa: Edu Paiva, Istelina Silva, ambos da categoria sênior, e Fernanda Cardoso, da categoria sub 21.