A chamada pública coordenada para aquisição de gás natural lançada pelas distribuidoras do combustível nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, teve o prazo para recebimento da manifestação de interesse dos supridores prorrogado para a data de 31 de janeiro de 2019.
[box type=”shadow” align=”aligncenter” class=”” width=””]
A prorrogação é decorrência do lançamento, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da Tomada Pública de Contribuições (TPC), que busca promover medidas para incentivo à concorrência no setor de gás natural.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), George Ventura, a decisão de prorrogar a chamada pública para aquisição de gás natural é uma ação estratégica que visa incrementar a competitividade do setor a partir do lançamento da Tomada da ANP.
[/box]
“Os agentes do setor terão uma melhor oportunidade para elaborar suas manifestações de interesse, pois os pontos a serem tratados na TPC terão impacto positivo na chamada pública das distribuidoras, impulsionando uma melhora significativa na qualidade das propostas a serem apresentadas”, destaca George.
Chamada pública – A chamada pública coordenada entre as distribuidoras do Nordeste tem como propósito diversificar as fontes supridoras de gás natural e, assim, entregar melhores condições mercadológicas para os usuários de gás natural canalizado da região. A iniciativa reúne as distribuidoras Algás, Bahiagás, Cegás, PBGás, Copergás, Potigás e Sergás, somando um volume potencial de aquisição de 9,4 milhões de metros cúbicos diários de gás.
Qualquer produtor, importador, ou agente comercializador pode participar da chamada pública. As informações sobre a iniciativa podem ser encontradas nos editais disponíveis, em português e inglês, nos sites de cada distribuidora.