Mais de 100 atletas de diversas artes marciais se reuniram, no último sábado, 23, no Parque da Sementeira, para o Aulão Solidário em prol do Lar Esmeralda, que atende crianças carentes do município de São Cristóvão. Foram arrecadadas 230 quilos de alimentos não perecíveis para a instituição.
Para o professor de karatê, Yoakan Jócelis, o evento foi um sucesso absoluto. Lá estavam atletas do jiu jitsu, karatê, capoeira, goshin jitsu, kung fu, kickboxing. E, claro, os pais e amigos dos alunos que foram acompanhar a performance deles. Num tatame, cada um mostrou o seu talento, suas habilidades, estimulando a não praticantes a iniciarem em uma das modalidades.
“Achei muito bom o kung fu. Cada movimento lindo”, disse Carolina da Silva Oliveira. O estudante Carlos de Souza gostou mais do goshin jitsu, enquanto Marcos César Menezes ficou atento aos katás (lutas imaginárias) apresentados pelos caratecas. “Acho fenomenal a capoeira. Uma luta que você nem percebe por causa da dança e do gingado”, completou Joseane Santana. Enfim, cada um se identificou com uma modalidade.
Durante o aulão solidário foram sorteados brindes. A mostra de artes marciais contou com a parceria de Indaiá, Probiótica, MV Movidrolar, Gráfica Diogo, Viação Progresso e Katchi Artigos Esportivos.
“A tarde de sábado foi muito especial para todos que estavam ali, porque viram o respeito ao ser humano”, resumiu Yoakan Jócelis, ao destacar que todas as artes marciais visam o respeito pelas pessoas. Um dos lemas do karatê é “respeito acima de tudo”.