Cidades inteligentes. Esse foi o tema da palestra que o engenheiro de produção, Alisson Souza, da Projeção Estratégica, proferiu ontem à noite, 06, para os alunos de Engenharia Civil da Faculdade Pio Décimo. Ele mostrou, não só o projeto que está acontecendo no Ceará, como a smart city Laguna, mas, principalmente, o que os novos engenheiros deverão encontrar no mercado de trabalho.
Convidado pelo também engenheiro e professor Daniel Brito Andrade, responsável pela disciplina Práticas de Engenharia, Alisson Souza, afirmou que hoje há um mercado bem diferente do que havia no passado e que construir um imóvel exige bastante planejamento. Ele elencou, por exemplo, que aspectos sócio econômicos, comportamental e de mercado têm vários itens a serem observados antes de erguer qualquer empreendimento.
Alisson Souza, que também leciona em um curso de pós-graduação em engenharia civil de outra instituição em Sergipe, lamentou que o Plano Diretor de Aracaju esteja desatualizado e alertou que os novos engenheiros devem ter foco na hora que estiveram no mercado de trabalho. “Quem é o meu público e o que ele quer? Qualidade de vida, sustentabilidade, tecnologia, facilidades, segurança?”, questionou, completando que estes são itens importantes.
Sorteio
O palestrante lembrou ainda, que recentemente, promoveu o Workshop: Perspectivas para a Construção Civil 2019-2022, no dia 30 de abril, no auditório do Sebrae. Ele falou da importância dos temas que foram debatidos por representantes dos poderes públicos do Estado e município.
No final da palestra, Alisson Souza sorteou entre os alunos descontos de 20% para o curso de Avaliações e Ensaios de Desempenho, nos dias 31 de maio e 1º no Sebrae. Cinco deles foram agraciados.
[…] “Cidades inteligentes” é tema de palestra na Pio Décimo […]