Uma montadora de caminhões chinesa movidos a gás demonstrou interesse em implantar a montadora em Sergipe. A informação foi dada hoje, 19, ao governador Belivaldo Chagas, pelo CEO da Golar Power, Eduardo Antonello, durante uma reunião. Se a pretensão for concretizada, será produzido a partir de Sergipe caminhões bastante econômicos, 50% a mais que os tradicionais movidos a diesel. O nome da montadora não foi divulgado, mas na China existe a Shacman.
No encontro com Belivaldo, Eduardo detalhou o projeto da Golar, que é de interiorização da distribuição do GNL (Gás Natural Liquefeito) em Sergipe, mais uma ação pioneira no País. O governador Belivaldo explicou que a multinacional, por meio das Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), empresa responsável pela Termoelétrica de Sergipe, importará o gás liquefeito do Qatar para utilização na usina e disponibilizará o excedente para empresas da região.
Interiorização
“São dois projetos distintos e inéditos no Brasil, tanto a fábrica de caminhões a gás quanto a interiorização da distribuição do gás. O nosso estado é um forte candidato a receber o projeto por todo contexto favorável. A princípio, nos dois primeiros anos, esses caminhões seriam importados e, em seguida, deverá ser iniciada a montagem no país”, descreveu.
[box type=”shadow” align=”” class=”” width=””]
Quanto à interiorização da distribuição de gás por meio terrestre, Antonello destacou que com o terminal em operação, a ideia é fazer o transbordo do GNL a granel, através da cabotagem, e fazer a distribuição do produto para interiorizar o suprimento de gás em todas as locações do interior do Nordeste onde não existe gás canalizado hoje.
[/box]
“A gente está trabalhando, em parceria com as distribuidoras de gás, que estão interessadas em viabilizar, através do GNL, esse suprimento até pra indústria, para fins automotivos e, também, estamos trazendo e vamos iniciar, a partir de julho ou agosto, os testes piloto com os caminhões movidos a GNL, proveniente aqui do terminal de Sergipe. A gente está empenhado em viabilizar um combustível mais flexível”, explicou o CEO da Golar Power.