Aracaju vai sediar, de 14 a 19 de julho, no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit) o Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionadas – Colacro –  com o tema “A importância da cromatografia no desenvolvimento da América Latina. A expectativa é reunir cerca de 400 pessoas do Brasil e exterior para discutir o tema. Essa é a primeira vez que este evento, organizado há 34 anos, ocorre no Nordeste brasileiro.

O evento deste ano propõe uma reflexão sobre o desenvolvimento de metodologias cromatográficas, novos equipamentos e as múltiplas aplicações em áreas de relevância social, a exemplo do Meio Ambiente, Saúde e Segurança Pública.

[box type=”info” align=”” class=”” width=””]

Como prova dessa interação da cromatografia com áreas importantes do cotidiano estão as palestras: “Chromatography in the analysis of licit, adulterated, and illicit drugs” (Cromatografia na análise de drogas lícitas, adulteradas e ilícitas), que será proferida pela Dra. Elena Statshenko, da Colômbia; “Recente advances in sample preparation for the determination of residues and contaminants in food” (Avanços recentes na preparação de amostras para a determinação de resíduos e contaminantes em alimentos), assunto que será tratado pelo Dr. Renato Zanela, da Universidade Federal de Santa Maria/RS; e “Applications of Chromatography in Forensic Chemistry at the Brazilian Federal Police” (Aplicações de Cromatografia em Química Forense na Polícia Federal Brasileira), tema que será debatido por Maurício L. Vieira, perito da Polícia Federal em Brasília.

[/box]

A Química está presente na vida do ser humano em todos os momentos. É por meio de processos e reações químicas que ele respira, come e produz energia, sente e expressa os sentimentos. Porém, ela vai muito além dessas características primárias, pois é um elemento importante para o desenvolvimento da indústria em diversos setores, portanto, ajuda no desenvolvimento do país.

No Brasil, dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que este setor é responsável por 22% do Produto Interno Bruto; responde por 20% do emprego formal e, a cada R$ 1 investido na indústria são gerados R$ 2.40 na economia brasileira. Em todos esses dados existe, direta ou indiretamente, a participação da Química.

As principais empresas do setor estarão presentes no congresso apresentando seminários e os novos produtos para a área disponibilizados no mercado mundial. O COLACRO está sendo organizado pelas Universidades Tiradentes, Federal de Sergipe e Federal do Rio Grande do Sul, e conta com o apoio do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), do Instituto Internacional de Cromatografia e da Associação Brasileira de Engenharia Química. Informações sobre o evento podem ser encontradas acessando o site www.colacro2019.com