A venda de combustíveis no mês de março, em Sergipe, teve uma queda de 5,8% na comparação a igual período do ano passado. Com isso, a comercialização no primeiro trimestre do ano ficou em 224,2 milhões de litros, uma queda de 7,3% ante ao mesmo período de 2015.
Os dados são da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), analisados pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
[box type=”shadow” align=”” class=”” width=””]
Apesar da queda geral, a gasolina registrou venda superior a 34 milhões de litros, em março. Em termos relativos, houve aumento de 5% nas vendas em relação ao mesmo mês do ano passado. Sobre o mês imediatamente anterior a alta foi de 6,6%. De janeiro a março deste ano, as vendas totalizaram 97,5 milhões de litros.
A comercialização do etanol hidratado teve baixa de 40% no mês março, quando confrontado com o volume de vendas de março de 2015. Em volume, as vendas ficaram acima dos 2,4 milhões de litros, somando no primeiro trimestre do ano 8,2 milhões de litros.
[/box]
No tocante ao óleo diesel, foram comercializados mais de 27,6 milhões de litros, no terceiro mês de 2016. Em termos comparativos, verificou-se retração de 14,7% em relação a março do ano passado. Entretanto, em relação a fevereiro último, notou-se avanço de 6,4%. No trimestre (janeiro a março), as vendas chegaram a 79,4 milhões de litros.
O combustível utilizado pelas aeronaves, o chamado querosene de aviação, obteve vendas de 2,4 milhões de litros, em março de 2016, apresentando alta de 4,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior, entretanto com pequena redução de 1,2% quando comparado com o mês imediatamente anterior.