Empresa está de olho no mercado sergipano

Atenta aos problemas econômicos relacionados à cadeia do petróleo e gás e preocupada em expandir sua área de atuação, a Wellcon decidiu investir no mercado de energia solar. A empresa está apta a assessorar os empreendimentos sergipanos que tiverem interesse em investir nessa fonte de energia renovável. “Quem passa a utilizar energia solar não se arrepende, existem linhas de financiamento para o segmento e o dinheiro que se economiza com a energia elétrica pode ser utilizado para pagar o custo do investimento”, diz Ivaldo Mesquita Ferreira.

[box type=”info” align=”” class=”” width=””]

Ivaldo Mesquita explica que o primeiro passo foi instalar na própria empresa o sistema de captação de energia solar. “Tivemos oportunidade de participar de uma capacitação no Sebrae sobre energia solar, junto com outros empreendedores ligados a Rede Petro Sergipe. Na época estava começando os problemas relacionados com o mercado petrolífero no Brasil”.

[/box]

Depois da capacitação o empresário percebeu que para se tornar um fornecedor de energia solar e atender a demanda do mercado era fundamental firmar parcerias com o Sebrae, por meio do Programa SebraeTec, a Universidade Federal de Sergipe, a rede Petro e empresas do ramo que já atuavam nos mercados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. “Foi quando decidimos fazer a instalação dos equipamentos captadores de energia solar na Wellcon. Depois da capacitação teórica, nada melhor do que aprender fazendo na prática para entender como funciona todo o processo e poder fornecer um serviço com qualidade”, destaca.

Instalação –  O primeiro passo é realizar um estudo de viabilidade técnica e econômica, para ter noção dos equipamentos que serão instalados e a quantidade de placas necessárias. “No caso da Wellcon, o melhor financiamento e custo benefício foi pelo Banco do Nordeste. O retorno do capital investido será de sete a oito anos, mas pode ser em menos tempo dependendo dos equipamentos instalados. A durabilidade das placas chega a 25 anos”, explica Ivaldo Ferreira.

Na sequência acontece a elaboração do projeto elétrico das instalações e da interface com a energia solar. “Nesse momento a empresa teve o apoio do Programa SebraeTec”, diz o empresário. O terceiro passo é entrar com o projeto na Energiza e obter a aprovação. Por último, acontece a instalação dos equipamentos, que devem ser aprovados pelo Inmetro, e operacionalização.

“Estamos aptos a prestar consultoria e execução de todo o processo, desde o estudo de  viabilidade até a execução. Como o foco é segurança das pessoas e meio ambiente, a Wellcon preocupa-se com a praticidade da instalação e manutenção das placas, elaborando um projeto diferenciado. Vale destacar que fomos a primeira empresa a instalar o sistema de energia solar em Aracaju”, orienta Ivaldo Mesquita.

Potencial –  O mercado de energia solar está em plena ascensão e a iniciativa pública e privada tem muito espaço para explorar. O Brasil possui um potencial enorme, principalmente a região Nordeste. “A capacidade solar do Nordeste é quase duas vezes superior a da Alemanha, que é o país que detém o maior e melhor polo de energia solar do mundo”, finaliza o empresário.

Para Ana Nunes, gestora pelo Sebrae do projeto Petróleo e Gás, o Brasil ainda tem muito para explorar no mercado de energia solar. “É a energia do futuro, renovável, ecologicamente correta, que pode ajudar as empresas nesse momento delicado que o País passa economicamente. A Wellcon está de parabéns pela iniciativa, esperamos que outras empresas da Rede Petro e de outros segmentos atendidos pelo Sebrae também comecem a utilizar a energia solar em seus estabelecimentos”, destaca.

Segundo o professor e doutor da Universidade Federal, Milthon Serna Silva, de acordo com o atlas solarimétrico do Brasil (2000) Sergipe é um dos estados com maior índice de radiação solar do País, possuindo uma média mensal de radiação solar com valores máximos variando entre 18, 20 e 22 MJ/m2.dia entre os meses de setembro e março e uma média anual de 18 MJ/m2.dia . “O Estado segue a tendência nacional e já possui várias instalações fotovoltaicas On-grid (ligada diretamente a concessionária elétrica) em operação, sendo que a primeira instalação desse tipo em Aracaju foi da empresa Wellcon, com uma capacidade instalada de 2,5kW”, explica.