A delegação sergipana, composta por 120 atletas, foi a campeã do 23º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, que aconteceu neste final de semana, em Aracaju, reunindo cerca de 300 karatecas de 18 Estados brasileiros. “Com isso, Sergipe consegue um feito inédito: é pela 10ª vez campeão neste campeonato”, disse o presidente da Confederação de Karatê Interestilos do Brasil (CKIB) e organizador do evento, kioshi Fernando Rocha, 7º dan.
O Estado vice-campeão foi o Pará, seguido do Maranhão, Pernambuco e Bahia, que ficaram em terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente. As competições começaram na quinta-feira, mas foi no sábado à noite que aconteceram as lutas mais esperadas. O The Best of the best (o melhor dos melhores). O campeão de kumitê (luta) foi o carioca Michel Rodrigues, enquanto que no feminino, a vitória foi da baiana Krisciele Calado.
[box type=”success” align=”” class=”” width=””]
Para Fernando Rocha, o nível dos atletas foi excelente e já estamos nos preparando para julho do próximo ano estarmos no Pará. “Tivemos pessoas de vários pontos do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Acre, Espírito Santo, Minas Gerais, que lotaram os hotéis, os restaurantes. Para nós, é um feito histórico trazer tanta gente”, acrescentou. Ao todo, foram cerca de 800 pessoas neste final de semana, em Aracaju.
[/box]
Teve gente, como carateca Antônio Carlos Souza Pimentel, faixa preta 4º dan, que não veio competir, mas trabalhar. Junto com a filha e o genro, ele montou uma tenda em frente ao ginásio do Sesi para vender uma série de acessórios ligados ao karatê, além de DVDs com aulas e lutas. “Sou professor e tenho que ter jogo de cintura para reforçar o orçamento. Todos os anos, eu trago material de artes marciais para divulgar”, disse Pimentel, que tem 53 anos e há 39 pratica karatê.