A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) realiza, nos próximos dias 14 e 15, o X Workshop da Avosos: 30 anos no Combate ao Câncer Infantojuvenil. O evento integra as ações da instituição em celebração aos seus 30 anos e na campanha Setembro Dourado, uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) que destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e alerta para os sinais e sintomas da doença.
[box type=”shadow” align=”aligncenter” class=”” width=””]
Para o fundador e presidente da Avosos, Wilson Melo, o X Workshop da Avosos visa especialmente fomentar uma reflexão profunda sobre a assistência oncológica infantojuvenil no Estado. “Em verdade, ainda não se conseguiu solucionar os problemas da Rede de Saúde Pública em Sergipe, o que gera ainda mais aflições, angústias e sofrimentos nas crianças, adolescentes e seus pais diante das incertezas do tratamento da doença. Além disso, algumas crianças e adolescentes foram a óbitos nos últimos anos não pela doença, mas sim por infecção hospitalar”, revela Wilson Melo, que há 33 anos está engajado nas ações em defesa de crianças e adolescentes com câncer em Sergipe.
[/box]
Segundo informações de Raquel Bezerra, psicóloga da Casa Tia Ruth de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer, assim como as edições anteriores, o X Workshop da Avosos tem o objetivo de promover um espaço para partilhar, aprofundar as vivências e trocar conhecimentos sobre as questões primordiais da realidade do trabalho com a criança e o adolescente com câncer. “Este ano a Avosos completa 30 anos de muito comprometimento e dedicação a causa. Dessa forma, esse será o momento de fazermos juntos uma reflexão sobre o passado, presente e futuro da Oncologia Pediátrica no Estado de Sergipe, bem como ouvirmos relatos de experiências de todos os envolvidos no processo: pacientes, voluntários e profissionais”, destaca a psicóloga.