Na manhã desta quarta-feira, 30, a colisão de um veículo em um poste, às 08h06, na avenida Euclides Figueiredo, bairro Industrial, deixou sem energia elétrica mais de 11 mil clientes da Energisa, algo em torno de 40 mil pessoas dos bairros Porto Dantas, Cidade Nova e Industrial. Além de residências, estabelecimentos comerciais, indústrias, emissoras de rádio e de tv tiveram o fornecimento interrompido.
Apesar da violência da batida, que fez com que o poste e toda a estrutura elétrica caíssem sobre o automóvel, a condutora não sofreu danos físicos e passava bem.
Segundo a Energisa, a colisão afetou uma rede de energia, chamada de alimentador, que abastece vários bairros da zona Norte de Aracaju. De imediato, a empresa realizou manobras de transferência de cargas que reduziu o número de clientes afetados. Às 10h23, a empresa restabeleceu completamente o fornecimento a todos os clientes.
O trecho do acidente foi isolado e, logo em seguida, foi iniciado o processo de troca da estrutura, com mobilização de equipes e equipamentos necessários para substituição do que foi danificado. A previsão é terminar a troca até as 13h.
“A colisão se deu em um poste com transformador e rede de média tensão de 13.800 volts, afetando um número expressivo de clientes. Mas, com as manobras de transferência, conseguimos restabelecer o fornecimento a mais de 95% das pessoas afetadas pela interrupção, em um tempo bastante ágil”, afirma Wilton Chaves, gerente de Operação da Energisa.
Segundo a empresa, colisões em postes são ocorrências muito comuns. Em média, por ano, ocorrem cerca de 300 acidentes dessa natureza na área de concessão da Energisa, que compreende 63 municípios sergipanos. São mais de 22 colisões por mês, quase 1 por dia.
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Wilton faz um alerta para que as pessoas jamais se aproximem de postes e cabos caídos, pois podem estar energizados. Assim como orienta o condutor acidentado a permanecer dentro do veículo, nos casos em que o cabo de eletricidade esteja em contato com o carro. “Ninguém deve chegar perto de cabos e estruturas derrubadas em acidentes. O correto é acionar a Energisa, seja pela central de atendimentos 08000 79 01 96 ou pelo aplicativo Energisa ON, por meio do qual é possível informar o que aconteceu e enviar fotos”, explicou.
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