Os agricultores rurais de Moita Bonita, a 64 quilômetros de Aracaju, terão uma terça-feira, 25, diferente. Neste data, será realizada pelo Sebrae Sergipe o Dia do Produtor Rural, eles terão uma atividade na Central de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar, Sitio Piabas, s/n, a partir das 8h da manhã. O evento contará com inauguração da Central de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar, palestra sobre empreendedorismo e negócios rurais, além da elaboração da agenda de trabalho do Seminário sobre Compras Institucionais da Agricultura Familiar.
A partir das 9 horas, no auditório da Central de Distribuição ocorrerá uma reunião técnica com parceiros e representante dos empreendimentos cooperativos, para discutir os encaminhamentos do Seminário Estadual de Compras Institucionais que aconteceu em Aracaju, na sede da Seidh, no último dia 13 de julho.
[box type=”shadow” align=”alignleft” class=”” width=””]
“Na pauta da manhã vão ser discutidos a minuta da Lei Estadual de Compras Governamentais, ações de apoio aos empreendimentos cooperativos pelo Sebrae/SE e parceiros, operacionalização do site e do whatsapp para formação da rede de compras institucionais e formação da comissão para articulação de capital de giro para cooperativas junto as instituições financeiras”, explica Emanoel Sobral, superintendente do Sebrae.
[/box]
Já no período da tarde acontecerá a comemoração do Dia do Produtor Rural, encontro estadual para divulgações das ações e resultados do Projeto Juventude nas Feiras e inauguração da Central de Distribuição dos Produtos da Agricultura Familiar.
Pequenos e médios – A agricultura familiar no Brasil é formada por pequenos e médios produtores que totalizam 4,5 milhões de estabelecimentos, representando a maioria dos agricultores. Ela fornece 30% da produção nacional utilizando apenas 20% das terras. Em Sergipe, os agricultores familiares estão localizados nos territórios rurais do Estado, compostos por 70 municípios que contém 90% de estabelecimentos de agricultores familiares. Os principais produtos comercializados são leite e derivados, grãos, tubérculos, farináceos, frutas, legumes, carnes bovina e ovina, aves, verduras e legumes em geral.
Muitos produtores rurais do Estado fazem parte de cooperativas que integram uma central de comercialização, a Centrafes – Central de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Sergipe, localizada em Moita Bonita. A Central articula, organiza e realiza a logística completa para as 402 escolas estaduais, auxilia na organização das entregas de muitas das 815 escolas municipais e nos demais beneficiados dos mercados institucionais, e também nos mercados empresarial e varejo. São cerca de 50 produtos diferentes (in natura e beneficiados) que somados atingiram em torno de 3 mil toneladas de alimentos comercializados por ano.
Pesquisa – No período de 29 de março a 12 de abril o Sebrae Nacional realizou uma pesquisa por telefone com 4.467 produtores rurais atendidos em 2016, residentes nas 27 Estados. O objetivo foi identificar o grau de acesso à tecnologia da informação e comunicação (tic) por parte dos agronegócios.
Em Sergipe 94,7% afirmaram utilizar telefone celular. Outros 9,9% afirmaram que utilizam o equipamento há menos de três anos; 23,2% de três a cinco anos; 32,4% de seis a dez anos; 12,7% de 11 a 15 anos; 15,5% mais de 15 anos e 6,3% não soube responder.
Quando questionados sobre a qualidade da internet, a nota foi 6,5 (sendo 0 péssima e 10 excelente). O foco na utilização é para questões pessoais com 18,5%; negócios com 5,2% e ambos 76,3%. A internet é utilizada por 23% dos entrevistados na propriedade rural, sendo 31,9% na residência. Outros 15% utilizam internet gratuita ou wi-fi aberta; 19,5% lan house ou cyber café e 10,6% em outros locais.
Quanto ao controle do negócio (receitas, despesas, custos e estoque), 34,6% dos entrevistados afirmaram que não realizam a internet para isso; 50% realizam no papel, 14% em planilhas no computador, 0,7% em programa de controle financeiro no computador e 0,7% no celular. Ninguém utiliza contador ou empresa de contabilidade.
O Sebrae possui cursos, consultorias gerenciais e tecnológicas, oficinas e ações de acesso a mercado voltados para o produtor rural. “Temos a disposição do empreendedor rural programas como o SebraeTec, curso e oficinas no campo, além da realização de missões técnicas e apoio na participação de feiras e eventos”, explica a analista Luciana Oliveira.
O Dia do Produtor Rural está sendo realizado pelo Sebrae, apoio Icoderus, Centrafes, Governo Federal, Governo do Estado e Petrobras. Informações na Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae, Telefone (79) 2106-7760, emails luciana.oliveira@se.sebrae.com.br e jose.ramalho@se.sebrae.com.br