Hoje e amanhã – das 11 às 20 horas – os sergipanos podem visitar, gratuitamente, o Museu Itinerante Se Prepara Brasil, na praça General Valadão, no centro da capital. Ele reúne acervos do Comitês Olímpicos Internacional (COI), Brasileiro (COB) e dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares. Hoje cedo, executivos da Bradesco Seguros que atuam em Sergipe foram visitar o caminhão e depois a exposição foi aberta ao público.
[box type=”warning” align=”aligncenter” class=”” width=””]
O museu é dividido em cinco seções: “História”, “Esportes”, “História Brasileira”, “Curiosidades” e “Rio 2016” – e apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Dentre os objetos, destacam-se as réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos.
[/box]
Há também tochas olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições; além de imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre elas a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, em 1920, primeira vez que o país disputou o evento esportivo. E, ainda, vídeos temáticos e totens interativos.
A iniciativa do museu sobre rodas – suas duas carretas, portanto, duas exposições – é do Grupo Bradesco Seguros, patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio 2016. Além da carreta que fica até terça-feira, 17, em Aracaju, há outra que estará em Belém (PA), na praça do Relógio até quarta-feira,
Trajeto – Em duas carretas com roteiros distintos, a exposição, que começou em 30 de abril e vai até 31 de julho, completará um percurso por 45 cidades em todo o território nacional. Juntos, os veículos, que partiram de Vitória (ES) e Goiânia (GO), percorrerão cerca de 30 mil quilômetros.
Os trajetos se encontram em agosto, no Rio de Janeiro, onde o Museu Itinerante Se Prepara Brasil ficará exposto durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos nos Bulevares Olímpicos Parque Madureira e Porto Maravilha.
[box type=”shadow” align=”” class=”” width=””]
“O Museu Itinerante Se Prepara Brasil levará um pouco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para quem não puder assistir ao maior evento esportivo mundial no Rio de Janeiro e ainda deixará um legado de conhecimento olímpico que poderá estimular novos talentos para o futuro do esporte no país”, declara Alexandre Nogueira, diretor do Grupo Bradesco Seguros.
[/box]
“Apoiamos os ideais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e nos orgulhamos de nosso papel de poder colaborar para que os Jogos Rio 2016 se tornem uma experiência memorável para todo o Brasil”, completa o executivo.
De acordo com Maria Eugênia Saturni, Diretora da Base7 — empresa responsável pela curadoria do Museu Itinerante Se Prepara Brasil — um dos pontos mais interessantes do projeto, e que o torna inovador, é o fato de o Museu ir até o público.
“O objetivo é propiciar um ambiente em que o público entenda o significado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e possa ter acesso a um acervo histórico bastante rico e instigante. Cada peça da exposição traz uma memória. Por meio delas é possível apreender o desenvolvimento tecnológico, as conquistas sociais, momentos históricos e manifestações culturais das mais diversas. Tudo isso tem como fio condutor o esporte e a emoção que ele desperta nas pessoas”, destaca Maria Eugênia.