O Ministério da Saúde confirmou hoje, 5, que no Brasil foram registrados 1,5 mil casos de sarampo. Outros 7.513 casos ainda estão sob investigação. O surto da doença afeta dois estados, o Amazonas, com 1.232 casos confirmados; e Roraima, com 301, sendo que 74 ainda estão sendo investigados. Apesar do Ministério da Saúde não incluir Sergipe nesse levantamento, a Vigilância Epidemiológica registrou um caso em Aracaju. Um adolescente de 15 anos apresentou os sinais da doença. Após o primeiro exame, a doença foi confirmada no dia 17 de agosto.
De acordo com o governo federal, a proliferação da doença nessas regiões está relacionada à importação “já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017”.
[box type=”shadow” align=”alignright” class=”” width=””]
Alguns casos isolados e relacionados à importação também foram identificados em São Paulo (2), no Rio de Janeiro (18), no Rio Grande do Sul (18), em Rondônia (2), Pernambuco (4) e no Pará (2).
[/box]
“O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário aos estados. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados”, diz nota do ministério.
Pelo balanço atualizado, oito pessoas morreram por sarampo em Roraima, sendo três estrangeiros e um brasileiro, e quatro no Amazonas, todos brasileiros.
Com informações da Agência Brasil