Veja as principais mudanças no trânsito

A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) iniciou, hoje, a recuperação completa da avenida Beira Mar, que consiste na remoção do pavimento atual e aplicação de uma nova camada de asfalto. O investimento é de R$ 9,8 milhões. Confira as alterações no trânsito da avenida.

Alternativas de trânsito

A execução da obra será realizada em duas frentes: uma que vai sair da avenida Augusto Maynard até o Mercado Municipal Maria Virgínia Leite Franco (Mercado Central de Aracaju), e a outra do Terminal da Atalaia, na zona Sul da capital, em direção ao Centro da cidade. Os trabalhos serão diários, sempre das 8h às 12h e das 14h às 17h.

O primeiro passo para o início das obras foi um estudo das áreas que tinham problemas com o sistema de drenagem. Assim, antes de qualquer obra nesses pontos, a drenagem será recomposta para que, após a obra executada, não seja preciso danificar o asfalto novo e nem causar mais transtornos para a população.

Paralelo ao serviço executado na drenagem, a Emurb fará o que pode-se chamar de carro-chefe da obra, a fresagem, que é um método que consiste na retirada total de uma ou mais camadas de um pavimento asfáltico por intermédio de processo mecânico feito por meio de uma máquina chamada “fresadora”.

Durante a obra, as equipes trabalharão sempre na parte de dentro de cada pista. Assim, farão um lado e deixa o outro para os veículos passarem. Liberado o trecho que ficou pronto, faz o outro, sempre com um lado da pista livre.

Essa parte do Projeto de Mobilidade Urbana, envolve obras nos quatro principais corredores de Aracaju. Assim, além da avenida Beira Mar, outros três corredores serão integralmente recuperados. Pelo projeto, a Prefeitura instalará ainda 150 novos abrigos de ônibus, construirá um novo terminal na região dos Mercados Centrais, reformará o terminal da Atalaia, construirá uma Central Semafórica, além de instalar semáforos inteligentes, serviço que já foi iniciado no ano passado.

[box type=”info” align=”” class=”” width=””]

“Começamos pelo corredor que tem o maior fluxo de veículos. Temos toda a preocupação em planejar. Temos convicção de que esse trabalho vai causar muitos transtornos, mas, vamos procurar fazer no menor tempo possível. Nossas ações estão integrando, também, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), a Energisa e a Sergás, já que, para que os nossos serviços sejam executados é necessário o aparato dessas instituições. A grande questão é que essa obra, assim como as dos outros três corredores, será um grande ganho para a cidade no quesito mobilidade, organização, infraestrutura e, consequentemente, qualidade de vida para a população”, frisou o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.

[/box]

A obra também engloba a construção de cerca de 100 rampas para acesso de pessoas com deficiência, calçadas e sinalização vertical e horizontal nos 10 km de extensão da avenida, desde o Terminal de Integração da Atalaia até a região dos Mercados Centrais.