A Energisa repõe os cabos e transformadores assim que toma conhecimento dos furtos Foto: Ascom\Energisa

Em meio a um ano conturbado e notícias não muito boas em todos os cenários, surge uma novidade para o setor elétrico brasileiro e, em especial, para a Energisa. Um estudo feito pela consultoria alemã Roland Berger, com 230 empresas de energia, elegeu as 20 melhores em desempenho. A distribuidora de energia que atua em todas as regiões do Brasil e em 63 municípios de Sergipe faz parte desse seleto grupo.

“Nosso time de 12 mil colaboradores está de parabéns pela garra e disposição em alcançar resultados, construindo uma empresa de destaque entre as melhores do setor no Brasil e no mundo”, destaca Ricardo Botelho, presidente do Grupo Energisa.

A Roland Berger realiza periodicamente estudos no setor elétrico. O estudo, com base em dados de 2014, teve como foco o desempenho das empresas do setor, buscando caracterizar os desafios atuais e identificar os principais fatores de sucesso das empresas com melhor performance.

[box type=”success” align=”aligncenter” class=”” width=””]

Entre as 20 melhores do mundo estão 12 elétricas brasileiras (Equatorial, Energisa, Neoenergia, Celesc, CPFL, EDP Brasil, Light, Duke Paranapanema, Cemig, Endesa Brasil, Elektro e Tractebel), que aparecem listadas ao lado de gigantes como a alemã E.On, a italiana Enel Green Power e a China Three Gorges (CTG) – esta adquiriu recentemente as usinas Jupiá e Ilha Solteira.

[/box]

O estudo destaca que as elétricas nacionais adquiriram grande capacidade de adaptação em relação às estrangeiras por operarem num ambiente sujeito a mudanças regulatórias. Isso fez com que adquirissem disciplina fiscal, desenvolvessem modelos de gestão eficientes e buscassem constantemente reduzir custos, o que contribuiu para o resultado.

Para manter a posição de destaque em 2015, os desafios das empresas elétricas brasileiras serão muito grandes frente ao quadro de aumento de tarifas e a maior retração de consumo dos últimos 15 anos.

A Roland Berger é referência em consultoria no setor elétrico. Fundada em 1967, atualmente atende aproximadamente 1.000 clientes espalhados em 35 países.