O governador de Sergipe, Jackson Barreto, anunciou hoje, 12, em solenidade no auditório do Banese, um investimento de R$ 24 milhões para modernização de todo sistema de comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O atual, que é analógico, passará a ser totalmente digital e a previsão é que até maio de 2016 ele esteja integrado em todo Estado. Com, as autoridades do setor (Polícias Civil e Militar, Coordenação Geral de Perícias e Corpo de Bombeiros) dos 75 municípios sergipanos poderão trocar informações em tempo real e, com isso, ganhar mais agilidade no combate a criminalidade.
[box type=”success” align=”alignleft” class=”” width=””]O projeto vai contar com uma central, 15 estações de rádio base integradas ao Centro Integrado de Operações em Segurança Púbica (Ciosp), 389 terminais fixos, 971 veiculares com localização GPS, 1.659 terminais portáteis e 15 consoles de despacho. Tudo que ocorrer, por exemplo, dentro das viaturas será gravado e os comandantes saberão, em tempo real, onde elas estão. A instalação será executada pela empresa espanhola Teltronic, que tem mais de 15 anos de atuação do país, e será a responsável também pela conversão do sistema analógico para o digital.[/box]
Entre os diferenciais do sistema digital, está a criptografia, que impede a interceptação das mensagens por terceiros. Em caso de perda ou extravio do rádio portátil, ele pode ser desabilitado, impedindo o uso indevido.
“Dá a vantagem do fator surpresa voltar a ser da Segurança Pública. O que acontecia muito no Rio, por exemplo, antes de ter esse sistema é que o policial chegava e o bandido ouvia a comunicação da polícia. Com a criptografia, volta a ter segurança, pois ninguém intercepta a comunicação. Todos os rádios portáteis com GPS dão a vantagem da prestação de um serviço muito melhor para o cidadão, pois reduz muito o tempo de atendimento a chamada”, explicou o representante da empresa espanhola Teltronic, Paulo Ferrão. Além do Rio, esse sistema já foi implantado em Salvador e no Acre.
Para o secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado, “nós temos as melhores condições, precisamos melhorar e aprimorar algumas coisas e teremos um ganho significativo, com a abrangência de 100% dos municípios. Creio que isso vai, sem sombra de dúvida, revolucionar a comunicação no setor de segurança, pois todos os operadores de segurança estarão interligados”.
Os recursos para a implantação do sistema de radiocomunicação são oriundos do Programa Brasil mais Seguro, criado pelo Governo Federal com o objetivo de reduzir os crimes contra a vida. Sergipe aderiu ao programa em 2013. O delegado geral da Polícia Civil, Everton dos Santos, disse que estava feliz em ver a implementação do sistema de controle. “Comunicação na polícia é produtividade e celeridade”, disse, acrescentando, “Nos próximos anos, nós teremos o produto de tudo o que está sendo semeado pelo governo”, completou.
“A implantação desse projeto de comunicação digital será uma grande ferramenta da polícia para a defesa da sociedade. É o que existe de mais moderno e tenho o orgulho de dizer que Sergipe será o primeiro estado a fazer a implantação de forma ampla, geral e irrestrita. Não é apenas o governador que se sente alegre, mas, acima de tudo, os que são os responsáveis pela segurança”, pontuou o governador Jackson Barreto.