O último balanço da Delegacia da Receita Federal em Sergipe mostra que, até o momento, 139 mil contribuintes já declararam o Imposto de Renda 2018. A meta deste ano é receber 208.500 declarações, número ligeiramente superior a do ano passado que foi de 204.700.  O supervisor do Imposto de Renda, Nilson Lima, disse que esses próximos dias “são uma caixinha de surpresa”, e ele acredita que haja um incremento até o último segundo do dia 30 de abril, prazo final para acertar as contas com o Leão.

Nilson Lima: “não deixe de enviar a declaração”
Foto: André Moreira

Ele informou que há plantões, das 7 às 13 horas, na delegacia, ou o contribuinte pode agendar pela internet. Até o momento, segundo Nilson, a maior dúvida das pessoas é com relação aos bens móveis e imóveis, cuja declaração passou a ser exigida este ano. “Os contribuintes buscam informações sobre imóvel que não tem escritura, não tem registro, etc.”, informou o auditor.

[box type=”shadow” align=”aligncenter” class=”” width=””]

Nilson dá uma dica importante: “a pessoa não deve deixar de declarar o Imposto de Renda, mesmo que não tenha reunido toda documentação, pois há a oportunidade de retificá-la rapidamente”. Quem não entregar a declaração até o dia 30,  estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. “Se ele apresentar e depois retificar, porque faltou algum dado, não pagará multa”, alerta Nilson.

[/box]

Brasil – Até às 11 horas de hoje, 19.888.169 declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita em todo o Brasil. De acordo com o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, a expectativa é de que 28,8 milhões de contribuintes entreguem a declaração.

Neste ano é obrigatório informar o CPF de dependentes a partir de 8 anos ou mais, completados até a data de 31/12/2017.