Alguns jovens que participaram do Desafio Sustentável

Os alunos do Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM), em Aracaju, recolheram mais de 1 tonelada de resíduos recicláveis durante o Desafio Sustentável, organizado pela entidade. Todo material foi destinado à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), beneficiando mais de 60 famílias. Essa atividade, feita em abril passado, foi  para incutir nos alunos o conceito de sustentabilidade que terá seu ponto alto nesta quarta-feira, 5, quando o mundo celebra o Dia do Meio Ambiente.  A data instituída pela Organização das Nações Unidades (ONU) em 1972 tem como objetivo alertar a população mundial sobre a importância da preservação do meio ambiente.

“Desde o primeiro dia de aula, o Instituto fala da importância de respeitarmos o meio ambiente. Com o Desafio, tivemos a oportunidade de compartilhar nossas experiências com os colegas. A sustentabilidade está na minha vida desde os 12 anos. Estudava no Colégio Barão de Mauá e lá cultivávamos uma horta. Os produtos iam para a nossa alimentação. Em casa, já fazemos a separação dos resíduos e eu tenho um canudo de inox”, relata Ariadne de Souza, 18 anos.

Desafio Sustentável

Desde o dia 8 de abril, 185 jovens que participam dos cursos regulares da instituição realizam atividades como coleta de material reciclável, pesquisa sobre temas relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade e visitas técnicas. Divididos em grupos, eles tiveram que cumprir quatro tarefas: coletar material reciclável; pesquisar sobre sustentabilidade e realizar visitas técnicas a empresas ou órgãos que desenvolvem atividades voltadas ao meio ambiente; economizar água e energia elétrica; protagonizar uma apresentação criativa sobre o tema pesquisado.

Durante a primeira tarefa, os jovens arrecadaram mais de 1 tonelada de resíduos recicláveis. Todo o material foi destinado à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), beneficiando mais de 60 famílias associadas.

[box type=”shadow” align=”” class=”” width=””]

O ‘Desafio Sustentável’ foi encerrado na última quinta-feira, 30 de maio, e os integrantes das equipes vencedoras foram agraciados com brindes como botons, vouchers para lanches no Bob´s e ingressos para o cinema. Mas, a principal premiação foi a oportunidade dos jovens compartilharem experiências, discutirem temas importantes para o futuro do planeta e adotarem novos hábitos.

“O Desafio me proporcionou conhecimento e abriu a minha cabeça para muitas questões. Mobilizamos nossas famílias para arrecadarmos material reciclado e passamos a ter novas atitudes. Eu mesma não uso mais canudo de plástico’, destaca Suyele dos Santos Virginio, 17 anos, integrante da equipe Green Life, vencedora da gincana.

[/box]

IJCPM

O Instituto JCPM de Compromisso Social nasceu em Recife (PE) no final de 2006. Hoje, conta com seis unidades instaladas em quatro Estados – Pernambuco, Bahia, Ceará e Sergipe –, atuando prioritariamente nas comunidades do entorno dos empreendimentos do Grupo João Carlos Paes Mendonça. Em cada unidade, desenvolve atividades que promovem os crescimentos profissional e intelectual e elevam o potencial de empregabilidade de jovens de 16 a 24 anos, egressos ou estudantes da rede pública de ensino.

O IJCPM foi implantado na capital sergipana em dezembro de 2016 e as atividades iniciaram em 2017. A unidade está localizada no Shopping Jardins e oferece cursos gratuitos em diversas áreas como qualificação para o varejo, informática, inglês, multidisciplinar, além de oficinas de teatro, fotografia, automaquiagem, dentre outras atividades. O instituto também auxilia o jovem a se inserir no mercado de trabalho. A partir das conclusões das turmas, é formado um Banco de Currículos cujo objetivo é fazer a ligação entre empregadores e a mão de obra recém-formada.

Hoje, 318 jovens participam dos cinco cursos que estão sendo realizados no IJCPM. Ao todo, são 20 turmas em andamento, sendo oito do curso de Informática, quatro de Multidisciplinar, quatro de Inglês, duas turmas de Atendimento ao Cliente e duas de Oratória. De janeiro de 2017 a dezembro de 2018, 700 jovens concluíram cursos e oficinas realizados pelo IJCPM Aracaju. Até março de 2019, 176 foram inseridos no mercado de trabalho.