O prefeito licenciado de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR) foi colocado em liberdade, hoje, por determinação do desembargador Diógenes Barreto, e já saiu do Presídio Militar (Presmil), onde estava preso desde o dia o dia 7 de novembro, durante a operação Abate Final.
O pedido de habeas corpus foi impetrado pelos advogados Evânio Moura e Raphael Costa. Mesmo em liberdade, o prefeito licenciado continua afastado das funções e foi proibido de ter acesso às dependências dos órgãos municipais direta ou indireta, assim como o matadouro.
Valmir é acusado de envolvimento num suposto esquema que gerou um prejuízo de R$ 2 milhões anuais à Prefeitura, com a cobrança irregular da taxa para abate de animais.
Também foi liberado pela Justiça, o secretário de Agricultura de Itabaiana, Erotildes José de Jesus, Jamerson da Trindade Mota, Breno Veríssimo Melo de Jesus e Manoel Messias de Souza, estes três últimos presos no Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf).
[…] Valmir de Francisquinho passou 16 dias na prisão, conseguiu um habeas corpus mas continuou impedido de reassumir o cargo de prefeito, que vinha sendo administrado pela vice, Carminha Mendonça. […]