A largada será pontualmente às 16 horas

Neste sábado, 17, quando Aracaju completa 163 anos, 3.300 atletas de 14 Estados brasileiros vão comemorar a data de forma diferente. Estarão participando da 35ª edição da Corrida Cidade de Aracaju, a partir das 16 horas. Um desafio por ser uma das provas mais difíceis do calendário esportivo brasileiro: saindo de São Cristóvão até chegar à praça do Mini Golfe, em Aracaju, o atleta terá que enfrentar 24 quilômetros, sendo que em alguns pontos as ladeiras são atrativo à parte.

[box type=”success” align=”aligncenter” class=”” width=””]

Os números da prova deste ano impressionam, a começar pelo número recorde de inscritos: enquanto que em 2017 foram 2.200 pessoas, este ano, pela prova cair num sábado, foram 3.300. São 1.971 homens e 1.329 mulheres. E desses 3.300, os sergipanos somam 2.235, enquanto que de outros estados são 1.065 participantes. A maior delegação é a baiana com 420 inscritos.

Do total de atletas, 1.197 vão correr os 24 quilômetros; 789 optaram por 10 quilômetros e 1.238 vão correr cinco quilômetros. Outros números também são interessantes: estão inscritos 368 servidores da Prefeitura Municipal de Aracaju, que têm uma premiação à parte. Quarenta e nove  são pessoas portadoras de deficiência. E para a Corrida da Juventude, 27 inscritos.

[/box]

Participam, além dos sergipanos, atletas de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás.

No ano passado, quem venceu os 24 quilômetros foram os atletas Wellington Bezerra, que fez o percurso em 1h15m22s, e no feminino Marily dos Santos, que terminou em 1h35m04s. Detalhe: Wellington venceu pela segunda vez seguida, enquanto Marily oito vezes seguidas.

Largada – Os atletas devem ficar atentos para o início da corrida que será, pontualmente, às 16 horas, para todos os percursos. Para quem vai correr 24 quilômetros, a largada será na praça Getúlio Vargas, na cidade de São Cristóvão; para os 10 quilômetros, o início será na rótula de entrada do Conjunto Eduardo Gomes, também em São Cristóvão.

E para os cinco quilômetros, a largada será na avenida Marechal Cândido Rondon, cerca de 100 metros antes do viaduto da avenida Tancredo Neves. A chegada para todos será na praça Inácio Barbosa, conhecida como praça do Minigolfe, em Aracaju.

Ao longo do percurso e na chegada, a Prefeitura de Aracaju disponibilizará ambulâncias preparadas para prestar os primeiros socorros com enfermeiros e auxiliares. Além disso, os atletas terão a disposição transporte gratuito para os locais de largada, a partir das 12 horas até as 14h30. Os ônibus estarão na praça do Minigolfe. Ou seja, você vai de ônibus e volta correndo.

Os kits estão sendo entregues até amanhã às 11 horas Foto: Sérgio Silva

Hoje, 16, sexta-feira, até às 20 horas, os kits dos atletas estarão sendo distribuídos no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Aracaju, na rua Frei Luís Canolo de Noronha, 42. A retirada pode ser feita, ainda, no sábado, 17, no mesmo local, das 8 às 11 horas.

O kit será composto de uma mochila que conterá número de identificação do atleta, a ser fixado na altura do tórax, chip para ser fixado no tênis, e a camisa oficial da prova.  Quando da retirada do chip, é importante fazer a conferência dos dados pessoais, e testar o equipamento no balcão de retirada.

É preciso enfatizar que todos os atletas inscritos na prova estão obrigados, conforme consta no regulamento da corrida, a doar no mínimo um quilo de alimento não perecível no ato de entrega do kit.