O arcebispo emérito de Aracaju, dom Luciano José Cabral Duarte, 93, morreu hoje à tarde, 29, informou a Arquidiocese. Ele enfrentava diversos problemas de saúde e não resistiu. O religioso, um intelectual marcante, foi nomeado arcebispo em 1971 e permaneceu até 1998. Ele também exerceu diversos cargos públicos, a exemplo da presidência da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação, responsável pela constituição da Fundação Universidade Federal de Sergipe.
[box type=”shadow” align=”” class=”” width=””]
Coube também a dom Luciano realizar o primeiro projeto de Reforma Agrária de Sergipe, entre 1968 e 1988, chamado Prohcase (Promoção do Homem do Campo de Sergipe), beneficiando mais de cinco mil famílias.
Ele escreveu vários livros, como “Europa, Ver e Olhar”, “Europa e Europeus”, “Viagem aos Estados Unidos, Índia a Voo de Pássaro”, “Estrada de Emaús”, “A Igreja às Portas do Ano 2000” e “La Nature de l’intelligence dans le thomisme et dans la philosophie de Hume”(tese de doutorado em Filosofia, na Sorbone).
[/box]
Dom Luciano nasceu em Aracaju, no dia 21 de janeiro de 1925. Um colégio da rede estadual de ensino leva o seu nome na capital.
A Arquidiocese ainda não divulgou onde ocorrerá o velório e nem o horário do sepultamento.