Governador em exercício, Belvialdo Chagas, participa de solenidade no CFAP em homenagem ao Dia do Soldado

Pela primeira vez em 180 anos de existência, a Polícia Militar de Sergipe tem duas mulheres que alcançaram o posto de coronel:  Fátima Cristina Dias Arnaldo e Rita de Cássia Silvestre dos Santos, que foram promovidas, ontem, durante solenidade no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) em comemoração ao Dia do Soldado, que contou com a presença do governador em exercício, Belivaldo Chagas.  Com 26 anos na corporação, a coronel Rita de Cássia, atualmente chefe da 4ª Seção do Estado Maior, disse que a promoção a deixou muito feliz.  Hoje a PM tem 400 mulheres em seus quadros.

“Demorou um pouco. Agradeço a Deus e vejo minha carreira sendo coroada”, afirmou a coronel que agora vai aguardar decisão do comando geral para saber quais funções assumirá de  agora em diante.  Tanto a coronel Rita  de Cássia como a coronel Cristina foram promovidas por merecimento, mas no caso de Cristina uma decisão judicial  garantiu sua chegada ao posto. Ela não compareceu à solenidade  no CFAP e, segundo  a PM, a ausência foi por problemas de saúde.

Coronel Rita de Cássia  é cumprimentada por Belivaldo Chagas
Coronel Rita de Cássia é cumprimentada por Belivaldo Chagas

Além  das duas coronéis, outros 17 oficiais foram promovidos pelos critérios de antiguidade, merecimento ou por decisão judicial. Entre os praças foram 191  promoções:  105 soldados passaram  a cabo; 77 cabos foram promovidos a terceiro sargento; nove segundo sargentos  passaram a ser primeiro sargentos. A PM também homenageou  os três melhores alunos do Curso de Habilitação de  Oficiais da Polícia Militar.

Reconhecimento –  Quatro militares que ficaram feridos em combate, passaram para reforma e hoje vivem em cadeiras de rodas, também foram homenageados por ato de bravura. Todos eles receberam novas cadeiras de roda.  Entre eles o cabo Jailton Batista Pereira, que foi ferido durante a tentativa de assassinato do  desembargador Luiz Mendonça, em 2010, na avenida Beira Mar. Na época, Luiz Mendonça era presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e hoje presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe.

O cabo Jailton, que foi reformado com os proventos de terceiro sargento, estava acompanhado a da esposa e da filha. A mulher dele, Eliane Santos de Jesus, afirmou que “consegue levar a vida dentro do normal o leva para passear e tudo. “Ele não interage mais, como nós estamos fazendo”, contou.

Investimentos  – Ao todo, 35 personalidades civis e militares foram homenageadas com a Medalha do Mérito Policial Militar, “que visa reconhecer e premiar militares, civis ou instituições que tenham prestado relevantes serviços à corporação”. Entre eles, estava  o médico Almir Santana, que “compartilha e homenagem com os colegas da Secretaria de Estado da Saúde”. Ele diz que esse reconhecimento o encoraja mais a trabalhar e que se sente honrado em receber a homenagem de uma  das instituições mais sérias do Estado”.

Entre os militares que receberam a Medalha do Mérito Policial Militar, três   pertencem a outras corporações:  tenente coronel da PM de Alagoas, Marcos Sampaio Lima, major da PM do Amazonas, Elias da Silva Correa, e o major da PM da Bahia,  André Luiz de Sales Bandeira.

Além das homenagens, o governador em exercício Belivaldo Chagas, fez a entrega simbólica  à PM de 6.900  conjuntos completos de uniforme, 718 coletes balísticos nível III, um investimento de R$ 2,6 milhões.