Dos 209 mil contribuintes esperados pela Receita Federal em Sergipe para declararem o Imposto de Renda (IR) 2019, 187.692 mil já tinham acertado as contas até às 23h59 da segunda-feira, dia 29. Os dados são do supervisor do IR no Estado, Nilson Lima, que aguarda que estes 10% restantes prestem contas à Receita até o prazo final.
Na contramão da maioria dos brasileiros que deixam tudo para última hora, a tendência em Sergipe, já verificada em anos anteriores, é que o movimento de contribuintes na internet, a partir das 22 horas de hoje seja bastante reduzido.
“Nós achamos que vamos atingir a meta, tomando por base os outros anos”, espera Nilson Lima. Ele lembra que hoje, também, é o último dia para quem tem imposto a pagar na Receita, seja por quota única ou a primeira.
E ainda para quem quer destinar parte do IR – a pagar ou a restituir – em prol de projetos nas mais variadas áreas, como os viabilizados pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA/Funcad). A Prefeitura Municipal de Aracaju é uma das que está cadastrada para receber estas verbas, que são destinadas a ações sociais.
Nilson Lima alerta, ainda, que os contribuintes devem entregar a declaração do IR, mesmo que esteja incompleta, podendo fazer a retificadora num momento posterior.
Brasil
Até agora mais de 3 milhões de contribuintes ainda não enviaram para a Receita Federal a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física. De acordo com o boletim divulgado pela Receita, até às 10h de hoje, 27.344.190 documentos foram recebidos pelos sistemas da Receita.
Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a expectativa é de que 30,5 milhões de contribuintes entreguem a declaração dentro do prazo, que se encerra às 23h59m59s desta terça-feira.
Quem perder o prazo está sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido, alerta a Receita Federal.