A sargento da Polícia Militar de Sergipe, Svetlana Barbosa, foi presa hoje, 18, sob acusação de abandono de posto. Ela teria ido à sede da Associação das Policiais Femininas de Sergipe, da qual é presidente,para fazer xixi. E tenente Jamison, que a prendeu, entendeu que ela abandonou o posto. No Código Penal Militar isso é crime, cuja pena é de detenção que varia de três meses a um ano.
O detalhe é que a entidade fica na área onde ela trabalha. Svetlana é coordenadora do policiamento no centro cidade. O porta voz da Polícia Militar, tenente-coronel José Paulo Paiva, disse que a sargento estaria fazendo outros serviços,mas não especificou quais.
Um policial militar que trabalha com a sargento Svetlana contestou as explicações do coronel Paiva. Ele, que pediu para não ser identificado, confirmou que a sargento foi fazer xixi no banheiro da associação e, por esse motivo, foi presa. “A sede, inclusive, esta fechada no sábado”, afirmou.
[box type=”warning” align=”alignleft” class=”” width=””]Essa não é primeira vez que uma policial é presa em flagrante por fazer xixi fora do posto. Na noite do dia 3 de abril de 2011, a soldado Ediana Barbosa de Oliveira, foi presa em flagrante pelo mesmo motivo. Ela trabalhava no posto de Polícia Comunitária do Conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão, onde mora. A casa de Ediana fica a 200 metros do local. A ausência não durou mais de cinco minutos, mas foi mais que suficiente para que um oficial lhe desse voz de prisão por telefone.[/box]
Somente no dia 6 de dezembro de 2013 é que Ediana foi absolvida pelo Conselho Permamente da Justiça Militar por quatro votos a um. Quando foi presa, Ediana recebeu apoio da sargento Svetlana que, agora, é presa sob acusação do mesmo crime. Ou seja, fazer xixi fora do posto.