O investimento foi de R$ 900 mil Foto: Jorge Henrique\ASN

Será reinaugurado na próxima segunda-feira, o prédio sede do Arquivo Público do Estado de Sergipe Palácio Carvalho Neto (Apes), que passou por uma reforma. A obra, contratada pela Companhia Elétrica de Sergipe (Celse), recebeu investimentos de cerca de R$ 900 mil. O governador Belivaldo Chagas já confirmou presença e a solenidade será no final  da tarde.

[box type=”success” align=”aligncenter” class=”” width=””]

A iniciativa  é fruto de uma parceria com o governo do Estado, e visa a preservação de prédios públicos e históricos como esse, construído em 1936, para abrigar a então ‘Biblioteca Pública e a Secção do Arquivo Público’. O gigantesco arquivo teve sua origem na Seção de Arquivo da Biblioteca Pública Provincial, criada em 1848 (Lei n° 2.33), com a finalidade de guardar os originais ou cópias de quaisquer papéis do Governo Geral ou Provincial, cuja guarda no arquivo se julgava conveniente, além de notícias importantes.

[/box]

As obras do Arquivo Público foram iniciadas em abril de 2018. O auditório, com capacidade para 96 pessoas, foi totalmente recuperado e nele implantado uma plataforma de elevação para cadeirantes. A acessibilidade foi contemplada com a colocação de um elevador com acessos ao ambiente de pesquisa, bem como a reforma de banheiros para adequação à lei de acessibilidade.

Modernização – O governo de Sergipe e a Centrais Elétricas celebraram protocolo de intenções para promover ações de preservação do patrimônio cultural e histórico e de espaços públicos que integram o meio ambiente cultural do Estado de Sergipe. O protocolo tem duração de cinco anos e, por meio dele, a empresa assegurou fazer a reforma do Teatro Tobias Barreto, da Biblioteca Pública Epifânio Dória e do Arquivo Público de Sergipe.

A biblioteca também está com as obras concluídas e a previsão é que seja entregue oficialmente à população em março. Com 60% dos serviços concluídos, a reforma do Teatro Tobias Barreto deve ser finalizada em abril.