“Sou um entusiasta deste projeto, estou bastante interessado e sinto-me lisonjeado por essa oportunidade. Contem com o meu apoio e incentivo”. As palavras são do secretário de Justiça e de Defesa do Consumidor, Cristiano Barreto, ao tomar conhecimento do projeto do curso de Mestrado Profissional em Segurança, Sociedade e Políticas Públicas desenvolvido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), através da Renaesp (Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública).
[box type=”success” align=”” class=”” width=””]
Cristiano tomou conhecimento do curso de Mestrado ao receber, hoje, 27, no gabinete, a coordenadora da Renaesp, Joelina Menezes, e professora Denise Albano, que, oficialmente, propuseram um convênio com a UFS, que vai permitir a disponibilização de até três vagas para agentes e guardas prisionais da Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc). Joelina lembrou que ao longo de 10 anos, a Renaesp vem promovendo cursos de especialização para diversos profissionais da área de segurança pública e comunidade que teve e tem nos cursos de pós-graduação (especialização), servidores da Sejuc.
[/box]
Joelina e Denise explicaram que o curso de Mestrado Profissional surgiu a partir de uma demanda reprimida dos alunos das especializações que mostraram o interesse em avançar nos estudos. Há aproximadamente três anos a Renaesp está elaborando este Mestrado profissional. Já foram feitos alguns ajuste exigidos pela Capes (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão do Ministério da Educação responsável pelo reconhecimento e a avaliação de cursos de pós-graduação stricto-sensu (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado) em âmbito nacional.
Funpen – Na próxima terça-feira, 2 de maio, o projeto do curso de Mestrado Profissional estará na pauta da reunião do Fundo Penitenciário Estadual (Funpen), presidido pelo secretário Cristiano Barreto. “Nós vamos nos somar a esse projeto, que é de vital importância para Sejuc, e discutiremos o assunto em nossa reunião semanal”, afirmou o secretário.
Pelas previsões das professoras Joelina e Denise, o Mestrado estará disponibilizado a partir do próximo ano, pois faltam, ainda, vencer outras etapas burocráticas junto a Capes. “Aqui na UFS, já foi aprovado. E está tudo encaminhado na Capes, que se reunirá em outubro ou novembro”, disseram.
A Sejuc dará publicidade quando da abertura das inscrições para a seleção de Mestrado, através da Escola de Gestão Penitenciária (Egesp) e da Assessoria de Comunicação, para que os agentes e guardas profissionais que desejarem possam concorrer às vagas. “Faremos um edital público, abrindo inscrições para todos os interessados, não só nas instituições de segurança pública, mas também UFS e a comunidade, que serão submetidos a uma prova. Participarão do Mestrado aqueles que forem aprovados”, reforçou Joelina Menezes.
O Mestrado contará com duas linhas de pesquisa: Cultura, violência e desigualdades sociais e instituições, segurança e políticas públicas. A carga horária do curso será de 375 horas, dividida em disciplinas regulares (285 horas), optativas (60 horas) e atividades complementares (30 horas). As aulas ocorrerão no turno noturno das 19 às 23 horas, quatro dias na semana.
Na reunião com a Renaesp, além do secretário, também participaram o coordenador de Educação da Sejuc, Genaldo Freitas, e o diretor da Egesp, Delmário Magalhães.