O Mercado Thales Ferraz, um dos principais pontos turísticos de Aracaju, foi palco, hoje pela manhã, de um tiroteio que culminou com a morte de uma pessoa e ferimentos em três. O capoeirista José Walter Santos Filho, 32 anos, morreu na ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), quando era levado para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O irmão dele, Valtemir Santos, 36 anos, um idoso e um homem identificado apenas pelo apelido de Pê seguem internados no mesmo hospital.
[box type=”warning” align=”aligncenter” class=”” width=””]
Por volta das 10 horas da manhã, quatro homens foram até o mercado e dispararam tiros contra José Walter e Valtemir. Eles estavam numa roda de capoeira que, todos os sábados acontecem no local. Com o susto, em virtude dos tiros, houve muita correria no local que é bastante frequentado por turistas. Os atiradores, segundo testemunhas, fugiram num Celta preto em direção ao bairro Coqueiral, na zona norte de Aracaju.
[/box]
No momento em que os tiros eram disparados, chegava no mercado um ônibus com turista. O guia que acompanhava o grupo, pediu para que ninguém saísse do veículo. A segurança no mercado é feito pela Guarda Municipal de Aracaju, mas o contingente é pequeno porque naquele espaço funcionam, na verdade, três mercados: o Antônio Franco, Albano Franco e Thales Ferraz.
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), responsável pela administração dos mercados, divulgou uma nota lamentando o ocorrido. Diariamente, oito guardas municipais fazem a segurança nos mercados.
.