Atenta à mobilidade urbana no entorno das escolas da cidade, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, desenvolve o ‘Projeto Operador de Trânsito Escolar’. O Projeto é uma alternativa para o trânsito próximo às instituições com grande fluxo de veículos, que prevê a capacitação de funcionários para evitar a formação de filas duplas, engarrafamentos e veículos parados sobre a faixa de pedestres.

[box type=”warning” align=”” class=”” width=””]

No treinamento oferecido de forma gratuita pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT, com direito a certificado, os funcionários das instituições, principalmente escolas, aprendem noções gerais de trânsito e simulam as ocorrências mais comuns em regiões escolares. O operador de trânsito pode organizar a circulação de veículos nos horários de pico, porém ele não pode autuar, afinal não tem poder de polícia, mas pode orientar os condutores.

[/box]

Além do treinamento, para atuar como operador de trânsito, a SMTT recomenda um fardamento específico: calça de cor caqui, camisa branca, boné, colete e apito.

Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Selma Dantas, o projeto busca um trânsito mais humano e seguro. “Não é possível ter um agente de trânsito na porta de cada escola da cidade, por isso nós capacitamos os funcionários das instituições interessadas para a organização do trânsito na região. A iniciativa busca solucionar de forma mais rápida e humana as retenções nos horários de entrada e saída das escolas”, comenta a coordenadora.

[box type=”info” align=”” class=”” width=””]

Os estabelecimentos que tiverem interesse em participar do projeto ‘Operador de Trânsito’ podem se dirigir pessoalmente à Coordenadoria de Educação para o Trânsito, ou telefonar para (79) 3179-1405.

[/box]