O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está fazendo uma campanha para estimular as pessoas a irem às urnas para votar em outubro. No segundo turno das eleições municipais em 2016, foram quase 10,7 milhões de votos brancos, nulos e abstenções em todo país. Desse total, 113.522 foram em Aracaju, quando o então candidato Edvaldo Nogueira venceu com 146.271 votos, seu adversário Valadares Filho, que teve 134.435 votos.
A campanha do TSE está sendo veiculada, desde o último sábado, nas rádios, televisões e redes sociais e diz o seguinte: “Eleitor, o voto é importante para que o cidadão participe na definição dos destinos do país.” E complementa: “Voto em branco não é protesto e somente ajuda para eleger políticos com número menor de votos.”
A campanha do TSE alerta que o ato de não ir às urnas (abstenção) ou votar em branco pode gerar impacto na decisão final do pleito e ajudar a eleger governantes e legisladores com legitimidade reduzida e responsabilidade baixa.
A propaganda vai tentar, ainda, desfazer alguns mitos como o de que a maioria de votos em branco possa anular a eleição. Não é verdade. Tanto os votos brancos como nulos não são levados em conta na apuração final das eleições. Eleitor, vote, escolha candidatos e influa nos destinos do país.
[box type=”shadow” align=”” class=”” width=””]
Mais números – Dados recentes do TSE, mostram que eleitores que não justificaram a ausência na última eleição devem R$ 98.404.457,58 à Justiça Eleitoral. Dos eleitores multados no pleito passado (29 milhões), apenas 3,6% – cerca de 1 milhão – pagaram a multa de R$ 3,51.
Na eleição municipal em Aracaju, foram registrados 8.563 votos brancos (2,66%); 32.706 nulos (10,16%) e 72.253 abstenções (18,94%).
[/box]
Com informações da Agência Brasil