O vereador da cidade de Nossa Senhora do Socorro, José Hilton Vieira dos Santos, PDT, foi preso hoje, por uma equipe do Departamento de Narcóticos (Denarc), acusado de tráfico de drogas e homicídios. Essa prisão faz parte da Operação Corpo Fechado, desencadeada pelo Dernac e Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), quando também foram cumpridos mandados de prisão contra duas outras pessoas: Adriano dos Santos, o Maicon, e Adriano Batista da Silva.
O principal alvo da operação era o vereador José Hilton, conhecido como Zé Ailton, apontado pelo DHPP como responsável por homicídios em Aracaju e em Nossa Senhora do Socorro.
“Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em residências de pessoas próximas do vereador, todas no Conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro, com exceção dos mandados de busca e apreensão e o de prisão na residência de Adriano Batista Silva, segurança do parlamentar, localizada no bairro Jabotiana, em Aracaju”, explicou o delegado e diretor do Denarc, Osvaldo Resende.
[box type=”warning” align=”aligncenter” class=”” width=””]
Na representação enviada ao Poder Judiciário, a polícia explica que há também fortes indícios e materialidade da prática de lavagem de dinheiro realizada pela associação criminosa, para conferir aparência lícita ao lucro obtido com o tráfico de substâncias entorpecentes. Pelo menos, recentemente, 36 motos e carros de luxo foram detectados em nomes de parentes e pessoas próximas de Zé Aílton. Entre os veículos, estão um Pajero, Fluence, Versa, Astra e diversas motocicletas novas.
[/box]
Levantamento – As investigações começaram graças a um levantamento feito por investigadores do Denarc, em 4 de outubro deste ano, em uma residência no Conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro. Uma informação sigilosa levou uma equipe do Denarc a checar a informação sobre a chegada de um carregamento de drogas. Na casa, os agentes encontraram uma espingarda calibre 12, munições e cerca de dez quilos de maconha.
“As investigações e técnicas de perícia levaram a descobrir que a droga pertencia ao vereador. Um veículo Fusion, utilizado por ele, também foi apreendido. O parlamentar já foi condenado a três anos de reclusão por ter sido preso e autuado em flagrante na madrugada de 02 de dezembro de 2014, portando ilegalmente uma pistola ponto 40. Também já foi flagrado pelo crime de receptação, pois estava com um veículo com restrições de roubo. No momento da abordagem, o vereador portava o Certificado de Registro e Licenciamento do veículo falso”, afirmou o delegado Osvaldo Resende.
Já foi preso – Essa não é a primeira vez que Zé Ailton é preso. No dia de 2 dezembro de 2014, ele foi preso na altura no quilômetro cinco, da BR-235, em Socorro, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com uma pistola PT 940, calibre ponto 40, de uso restrito, com nove munições, vários cheques e R$ 6,6 mil em dinheiro. Ele foi autuado em flagrante e colocado em liberdade mediante pagamento de fiança no valor de R$ 7.240,00.
Dezoito meses depois, ele foi condenado a três anos de reclusão, pena convertida em prestação de serviço à comunidade, e ao pagamento de 10 salários mínimos, tomando por base o seu salário de vereador.