Vai acontecer de novo. Nas próximas horas, o WhatsApp será bloqueado em todo Brasil, por conta de uma decisão da Justiça do Rio de Janeiro. Segundo a Globo News, as empresas de telefonia foram notificadas, depois que o Facebook, mais uma vez, se recusou a cumprir uma decisão para fornecer informações sobre uma investigação policial. Essa é a segunda vez, este ano, que o aplicativo é bloqueado. A última vez foi em maio e a decisão partiu do juiz da Comarca de Lagarto (SE), Marcel Maia Montalvão. Agora, um colega de Marcel, no Rio de Janeiro, toma a mesma medida.
A suspensão dos serviços de WhatsApp já viraram rotina no Brasil. Em dezembro de 2015, a Justiça de São Paulo ordenou o bloqueio do serviço por 48 horas, justamente porque o Facebook – dona do aplicativo – ter se recusado em colaborar com uma investigação criminal. Mas, o serviço ficou inativo por apenas 12 horas, porque outro juiz revogou a decisão.
[box type=”warning” align=”” class=”” width=””]
A luta entra a Justiça e o Facebook levou para a cadeia, também de forma temporária, o principal executivo do aplicativo no Brasil. O vice-presidente do Facebook para América Latina, Diego Jorge Dzodan, foi preso no dia 1º de março, em São Paulo, por ordem do juiz sergipano Marcel Maia Montalvão, que ainda aplicou uma multa de R$ 1 milhão na empresa.
[/box]
Naquela época, Marcel – que até hoje nunca deu entrevistas – enviou uma nota informando que o Facebook foi acionado três vezes para que cumprisse a ordem judicial, mas não o fez.