A tentativa fracassada de golpe militar na Turquia, que deixou um saldo de 265 mortos, não afetou a delegação sergipana que participa, na cidade de Trabzon, dos Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade. O sergipano Antônio Hora, da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), garantiu que não houve nenhuma mudança no cotidiano da cidade, “nenhum problema de falta de segurança e o aeroporto da cidade funciona normalmente”.
“Tudo os que vocês viram na televisão, não chegou aqui em Trabzon. As pessoas, em momento algum, demonstraram nervosismo ou mudaram o cotidiano. Ele garantiu que está tudo bem e mandou uma mensagem para os familiares e disse que, na volta, quer comer feijão e caranguejo.
[box type=”shadow” align=”” class=”” width=””]
Além dele, estão em Trabzon os sergipanos Antônio Custódio Santana, diretor da CBDE, o jornalista Givaldo Batista Santos, assessor de imprensa da entidade, dois atletas de Karatê, que ganharam medalha de bronze na competição.
Segundo Hora, o deputado federal por Sergipe, Fábio Mitidieri, também esta em Trabzon, em missão oficial, assim como Walter Luiz Thiessen, presidente da Federação Sergipana de Desportos Escolares (FSDE). O professor de karatê, Cristóvão Bittencourt, que atuou com árbitro internacional nas competições, retornou ao Brasil antes dos conflitos.
[/box]
As competições prosseguem normalmente até este domingo, 17. Ele disse que os conflitos em Ankara e Istambul não afetaram a vida das pessoas da cidade. Desde o início dos problemas na Turquia, que o embaixador do Brasil naquele país, Paulo França, deu todo apoio aos brasileiros.
A cidade – Originalmente fundada em 756 a.C como Trapezus, Trabzon é uma cidade no noroeste da Turquia situada na costa do Mar Negro. Possui uma série de atrações turísticas, como por exemplo as ruínas do Castelo Trabzon, a vila da era vitoriana Atatürk, o Trabzon Museu, que inclui uma impressionante coleção de artefatos da era bizantina e o belo Boztepe Park, localizado no alto de uma colina e com uma fantástica vista de quase toda a cidade.
Mas os principais atrativos de Trabzon são o Mosteiro Sumela e a Igreja St. Sofia. O mosteiro, construído no Século 14, está posicionado num local muito bonito, entre rochas e um belo vale com natureza exuberante, a 1.200 m. de altitude. Já a Igreja de St. Sofia foi construída em arquitetura grega durante o reinado de Manuel I Kommenos, no Século 13. O local já serviu inclusive como hospital durante a Primeira Guerra Mundial e foi convertido em museu em 1964.
Trabzon é capital de uma província homônima, tem 189 quilômetros quadrados de área, e fica a 736 quilômetros de Ankara e a pouco mais de 1 mil quilômetros de Istambul, onde ocorreram os conflitos.
??????